segunda-feira, maio 18, 2009

Olá, pessoas!

No final de semana fui fazer ecoturismo (Caminhos do Mar) com o cursinho. Descemos a serra percorrendo a Estrada Velha de Santos e trechos da Calçada do Lorena, passando por pontos históricos, como o Pouso Paranapiacaba e o Rancho da Maioridade. O percurso total é de 8 km. Estou orgulhosa, quebrei meu recorde. =P


Foi uma experiência incrível. Apesar da presença antrópica, esse resquício de Mata Atlântica ainda mantém suas características selvagens. Havia muitas quedas d'água no percurso e alguns trechos de floresta densa. Apesar das trilhas que delimitavam o caminho, era fácil sentir-se perdido na mata. Eu experimentei um misto de sensações: medo, liberdade, melancolia, paz.


Embora houvesse muitas pessoas, nenhuma com a qual eu tivesse tanta afinidade, me isolei dos grupinhos e fui curtindo a solidão: eu e a natureza, apenas nós. Era quase iminente pensar em largar tudo e ficar ali mesmo, como se fosse fácil assim abandonar a civilização, incluindo a família, e todas as comodidades que ela oferece. Algumas vezes vinha alguém perguntar se estava tudo bem, e eu dizia que sim, que não era para se preocupar. É interessante notar como muitas pessoas têm pavor da solidão, mesmo que temporária, e não compreendem os que a apreciam.


Durante o percurso também é inevitável refletir sobre o Brasil colonial e seus escravos subindo, eu disse subindo, a serra com quilos nas costas.


É um passeio que recomendo muito para quem gosta de sentir-se perdido e de andar (muito!). hehe... Quem puder fazê-lo uma vez na vida, faça-o.


Um comentário:

Anônimo disse...

oi dani tudoo bom! estou fazendo uma pesquisa sobre esse trecho e já q vc foi atá o local gostaria de conversar com vc, para esclarecimentos!

muito obrigada!
meu email( iara_mal@yahoo.com.br)